segunda-feira, 5 de abril de 2010

Zonas de sombra em projetos de software



Fazendo uma pesquisa pela internet, em relatórios das primeiras conferências de softwares realizadas no final dos anos 60, é impressionante constatar que a maioria dos problemas no desenvolvimento de software são os mesmos de atualmente.
Dentre eles podemos destacar:
- cronogramas não observados;
- módulos que não operam corretamente quando combinados;
- programas que não fazem exatamente o que era esperado;
- programas que simplesmente param de funcionar;
São problemas que aparecem independente do tamanho da empresa, alias, os problemas mais críticos com que me deparei foram em softwares de empresas do segmento de médio e grande porte.
Diferente de um projeto de uma ponte, onde a maioria dos requisitos e informações são conhecidos, em um projeto de software nem sempre se conta com processos repetitivos e informações conclusivas para desenvolvimento. E mais, do processo de levantamento de requisitos, passando pela análise ao desenvolvimento do software, informações sempre serão sub ou superestimadas.
E é só isso? Claro que não, existem ainda os fatores externos que podem piorar a situação mexendo com o emocional de usuários e desenvolvedores no trajeto.
E o que se pode fazer?
Metodologias
Não é modismo, é fator crucial para tornar um software relevante e realmente funcional (Não vou usar a palavra sucesso aqui já que existem softwares de sucesso que não fazem o que se espera deles).
Metodologias de desenvolvimento têm caráter pedagógico, uma vez que seu objetivo é direcionar pessoas para a conclusão de objetivos.
A maioria das fabricas de software ainda estão no nível inicial de maturidade, onde o sucesso depende de capacidades individuais e atos de heroísmo no desenvolvimento.
Na próxima, vamos falar sobre as metodologias conhecidas e as relevantes.
Hasta.

Um comentário:

  1. Isso, isso, isso!!!
    Pense em Projetos, zero um!
    Melhor coisa q ce faz!!!
    rs....
    Ass. 02

    ResponderExcluir